Mostrar mensagens com a etiqueta Poesia. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Poesia. Mostrar todas as mensagens

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

BE CEDRO- Divulgação das atividades realizadas no âmbito da "Semana dos Afetos"

Ontem comemorou-se , na Biblioteca do Cedro, a "Semana dos Afetos", foi um dia repleto de criatividade, alegria,emoções e muita poesia.
Os alunos decoraram um mural com frases e desenhos alusivos aos afetos, escreveram e trocaram mensagens em Português e Inglês entre colegas, professores e funcionários.

No final do dia, alguns alunos da turma do 4ºB, foram ler às salas poemas alusivos ao Amor e à Amizade, enquanto outros optaram por ler poemas da sua autoria e decorar a sala e os placards com corações, dando mais vida e colorido à sala.

Para além destas atividades, os alunos do 4º C elaboraram acrósticos e "potes de afetos" para oferecer aos seus familiares.

No 2º A, aquando da troca de correspondência, a professora promoveu a troca de abraços e cumprimentos entre os alunos.

De um modo geral, todos os professores, direta ou indiretamente, trabalharam o tema dos afetos e a sua importância nas relações interpessoais.





A divulgação do registo de vídeo e áudio foi realizado com a autorização da professora titular da turma e dos encarregados de educação.

BE CEDRO- 14 de fevereiro- Declamação de poemas elaborados pelos alunos

A divulgação do registo de vídeo e áudio foi autorizado pela professora titular da turma e encarregados de educação.








quarta-feira, 1 de junho de 2011

1 de Junho, Dia Mundial da Criança

No Dia Mundial da Criança, inaugurámos uma exposição dos trabalhos dos meninos dos Jardins e das Escolas do 1º Ciclo do Agrupamento, criados a partir de propostas da BE/CRE.
Podemos ver alguns resultados da exploração das obras «O pequeno Pai Natal» e «Desencontros». Dentro de algumas semanas já poderemos apresentar representações de «A Menina Verde» que está agora a ser trabalhada.
Pretende-se que não seja uma apresentação estática pois haverá trabalhos que serão retirados e substituídos por outros e irá crescendo até ao final do ano lectivo.


Hoje, também estivemos presentes na grande festa dos Jardins do nosso Agrupamento, divulgando poesia.
O Clube da Fantasia de 5º e 6º anos leu poemas e dramatizou textos para os mais pequeninos. E eles adoraram! É só ver as fotografias.



quarta-feira, 4 de maio de 2011

Concurso de Poesia Inter-Escolas de Vila Nova de Gaia - Premiados

No âmbito do Concurso de Poesia Inter-Escolas de Vila Nova de Gaia, recebemos, na BE/CRE, 24 poemas de alunos do 2º ciclo, 7 poemas de alunos do 3º ciclo e 14 que correspondiam a trabalhos de grupo.

No dia 21 de Março, reuniu o júri da 1ª fase do concurso (constituído pelas professoras da equipa da BE/CRE e os delegados de Língua Portuguesa) que, de acordo com o regulamento, seleccionou um poema de cada escalão, a enviar à final.

Assim, os vencedores da 1ª fase são:

Escalão C (2º Ciclo) – “Aprender a ser livre” cujo autor assinou com o pseudónimo “Sónia Branquim” e na realidade trata-se da aluna Inês Pona do 6º F.

Escalão D (3º Ciclo) – “A Verdade sobre o Medo” cuja autor assinou com “Euterpe”, pseudónimo de Ana Cláudia Vaz de Moura, do 9ºE.

Escalão H (Trabalho de pares, em pequeno grupo ou grupo turma ) – “Aprender a Vida” de ”Lusitanos”, pseudónimo escolhido pelos alunos do 8º F.

Devido à confidencialidade exigida pelo regulamento, não fora possível revelar, até agora, os nomes dos autores destes 3 poemas que representaram o Agrupamento.

Hoje, recebemos os resultados finais e é com todo o prazer que comunicamos que ao poema “A Vida”, do 8º F, foi atribuída uma Menção Honrosa.

A cerimónia de atribuição dos Prémios Finais será a 25 de Maio, pelas 14h30, no Pequeno Auditório da Biblioteca Municipal de VNG.

Proximamente, publicaremos na página OS NOSSOS TEXTOS todos os poemas a concurso.

Muitos PARABÉNS a todos os alunos e professores que participaram nesta actividade.

terça-feira, 29 de março de 2011

Poesia em Flor

Continuam a chegar trabalhos para a exposição. Desta vez, recebemos as obras do Jardim de Infância de Mafamude e do NAE.
Estão todos de parabéns!

Agradecemos aos repórteres do Jorn@lês - Online o artigo sobre esta actividade, que pode ser lida em: http://jornales2010.blogspot.com/



segunda-feira, 28 de março de 2011

Poesia em Flor

Os professores de Língua Portuguesa, Estudo Acompanhado e Área de Projecto fizeram um óptimo trabalho a coordenadar e a incentivar os seu alunos a participar na actividade «Poesia em Flor», proposta pela BE/CRE para Março, Mês da Leitura, pois já temos um bonito jardim.
Para já, ficam as fotografias.





segunda-feira, 21 de março de 2011

Dia Mundial da Poesia

Hoje, a BE/CRE levou a poesia às turmas.
Os três grupos que constituem o Clube da Fantasia, andaram a dizer poesia pelas salas de aula, sala de Professores e Direcção, acompanhados pela professora bibliotecária. O turno da manhã esteve a cargo das alunas de 5º ano e no turno da tarde foi a vez das alunas de 6º e 8º anos.





Também foi hoje a Reunião de Júri para selecção dos poemas que representarão o Agrupamento Concurso de Poesia Inter-escolas de Vila Nova de Gaia, nos escalões C, D e H.


Amanhã, às 16.15h, receberemos o autor/actor Heitor Lourenço que nos vem apresentar o seu último livro «O Triângulo das Portas».