terça-feira, 25 de junho de 2019

BE-Cedro - Atividade do 4ºD realizada com o Kahoot


Na semana passada,os alunos do 4ºD,do Professor Francisco Baptista,realizaram uma atividade de consolidação de conhecimentos com a ferramenta digital Kahoot, a qual gera um código e os alunos através do telemóvel ou tablets podem jogar respondendo às perguntas / desafios que são propostos. 

Neste caso, como os alunos não têm telemóveis,o professor requisitou os quatro tablets da biblioteca e dividiu a turma em grupos ( equipas), de modo a que todos pudessem participar. Esta atividade foi muito interessante e enriquecedora,pois permitiu que os alunos estivessem motivados a testar os seus conhecimentos sobre os conteúdos lecionados durante o ano.

Foi uma atividade pedagógica e divertida! Esta é uma excelente maneira de motivar e envolver os alunos no processo ensino aprendizagem e contribuir para o sucesso escolar. 

A Biblioteca, no próximo ano letivo, tenciona em parceria com os professores realizar mais atividades como esta porque vão ao encontro do que é solicitado pela Rede de Bibliotecas Escolares.

Parabéns ao professor pela excelente iniciativa e aos alunos pelo interesse demonstrado!
 



terça-feira, 18 de junho de 2019

BE-Cedro-Trabalho de uma aluna do 4ºD sobre o sistema solar



A aluna Sofia Caetano do 4 D,do professor Francisco Baptista, realizou  e apresentou à turma um trabalho sobre o sistema solar,no âmbito do Estudo do Meio. Este é um excelente exemplo de literacia da informação,da leitura e dos media. 

Parabéns à aluna pelo trabalho desenvolvido e ao professor pelo incentivo que tem dado aos alunos, para a realização destas apresentações na aula.

BE-Cedro-Trabalho de uma aluna do 4ºD sobre as Pontes de Gaia e Porto



A aluna Sofia Caetano do 4ºD, do professor Francisco Baptista, realizou e apresentou à turma um trabalho sobre as Pontes do Porto e Gaia,no âmbito do Estudo do Meio. Este é um excelente exemplo de literacia da informação,da leitura e dos media.

Parabéns à aluna pelo trabalho desenvolvido e ao professor pelo incentivo que tem dado aos alunos, para a realização destas apresentações na aula.




segunda-feira, 17 de junho de 2019

BE-Cedro -Trabalho de um aluno do 4ºD sobre os Descobrimentos Portugueses



O aluno Ruben Costa Magalhães do 4 D,do professor Francisco Baptista, realizou  e apresentou à turma um trabalho sobre os Descobrimentos Portugueses,no âmbito do Estudo do Meio. Este é um excelente exemplo de literacia da informação,da leitura e dos media.

Parabéns ao aluno pelo trabalho desenvolvido e ao professor pelo incentivo que tem dado aos alunos, para a realização destas apresentações na aula.

BE-Cedro- Vídeo do 4ºC sobre o poema da "Maior Flor do Mundo" de José Saramago

As alunas do 4ºC,da professora Fátima Neves, no âmbito da Educação Literária gravaram este vídeo com a dramatização de um poema da obra" A Maior Flor do Mundo" de José Saramago. 

 Parabéns pela excelente dramatização!

BE-Cedro-Trabalhos das alunas do 4ºC sobre "A Maior Flor do Mundo" de José Saramago

BE-Cedro -Educação Literária 4º ano - Vídeo - A Maior Flor do Mundo de José Saramago

Sinopse
              


E se as histórias para crianças passassem a ser de leitura obrigatória para os adultos? Seriam eles capazes de aprender realmente o que há tanto tempo têm andado a ensinar?

José Saramago













A maior flor do mundo é uma magnífica história para crianças, mas, antes de tudo, é um legítimo Saramago. 

Transformando-se em personagem, o autor nos conta que uma vez teve uma idéia para um livro infantil, inventou uma história sobre um menino que faz nascer a maior flor do mundo. Não se julgava capaz de escrever para crianças, mas chegou a imaginar que, se tivesse as qualidades necessárias para colocar a idéia no papel, ela resultaria verdadeiramente extraordinária: "seria a mais linda de todas as que se escreveram desde o tempo dos contos de fadas e princesas encantadas...".

É dessa fantasia de grandiosidade que nasce o livro. Os leitores são chamados para uma divertida brincadeira, pois Saramago narra-lhes a história do menino e da flor não como se ela fosse a história de verdade, mas como se fosse apenas o esboço do que ele teria contado se tivesse o poder de fazer o impossível: escrever a melhor história de todos os tempos.

Entrando no jogo com o autor, os pequenos leitores vão saber que ninguém nunca teve nem terá esse poder. Vão saber também que a literatura é o lugar do impossível: 


o menino desta história faz uma simples flor dar sombra como se fosse um carvalho. Depois, quando ele "passava pelas ruas, as pessoas diziam que ele saíra da aldeia para ir fazer uma coisa que era muito maior do que o seu tamanho e do que todos os tamanhos". Como nos velhos livros de literatura infantil, Saramago conclui: "E é essa a moral da história".

Título Altamente Recomendável pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil - FNLIJ 2001, categoria criança