BIBLIOTECA DO CEDRO

Terça Feira , 02/01/18

Regulamento do Concurso Nacional de Leitura 2017/2018




Sábado, 30/12/17

2018 - Feliz Ano Novo!

A Equipa da Biblioteca deseja a todos um Feliz Ano Novo, repleto de muitas atividades e boas leituras!


Poema de Luís Vaz de Camões


Jamais haverá ano novo,
se continuar a copiar os erros dos anos velhos.

Poema Recomeça de Miguel Torga

Recomeça…
Se puderes
Sem angústia
E sem pressa.
E os passos que deres,
Nesse caminho duro
Do futuro
Dá-os em liberdade.
Enquanto não alcances
Não descanses.
De nenhum fruto queiras só metade.
E, nunca saciado,
Vai colhendo ilusões sucessivas no pomar.
Sempre a sonhar e vendo
O logro da aventura.
És homem, não te esqueças!
Só é tua a loucura
Onde, com lucidez, te reconheças

Poema de Ano Novo - Fernando Pessoa 

De tudo, ficaram três coisas:
A certeza de que estamos sempre começando...
A certeza de que precisamos continuar...
A certeza de que seremos interrompidos antes de terminar...
Portanto devemos:
Fazer da interrupção um caminho novo...
Da queda um passo de dança...
Do medo, uma escada...
Do sonho, uma ponte...
Da procura, um encontro...

http://dererummundi.blogspot.pt/2011/01/ano-novo-poesia.html



Sábado, 30/12/17

BE Cedro - Divulgação dos trabalhos do S. Martinho 


A Biblioteca agradece a elevada participação e criatividade demonstradas pelos alunos e professores.
Parabéns a todos os participantes pelo excelente desempenho!

Quinta Feira, 21/12/17

Atividades de Natal BE Cedro- Cartas ao Pai Natal 

No âmbito das atividades de Natal, foi abordada, no primeiro ciclo, a estrutura da carta e dos postais e respetiva linguagem a utilizar.
No seguimento desta iniciativa, a Biblioteca desafiou os alunos a escreverem a tradicional carta ao Pai Natal e a elaborar postais .
A maioria das turmas do 2º,3º e 4º ano participou de forma entusiástica e criativa.
No total foram enviadas para os CTT cerca de 180 cartas e postais. 




Quinta Feira, 21/12/17

Atividades de Natal BE Cedro- Dramatização do conto" Ninguém dá prendas ao Pai Natal" de Ana Saldanha 

A Biblioteca Escolar do Cedro dinamizou a dramatização da obra " Ninguém dá Prendas ao Pai Natal" de Ana Saldanha, em quase todas as turmas do 3º e 4º ano.
Nas turmas onde não foi possível a dinamização desta atividade, foi disponibilizada a obra em formato digital, para ser apresentada pelos professores.




Quinta Feira, 21/12/17

Atividades de Natal BE Cedro- Trabalhos elaborados pelos alunos



Quarta Feira, 20/12/17

Atividades de Natal BE - Cedro



Quinta Feira, 14/12/17

Trabalhos de Pesquisa dos alunos do 3ºC

Os alunos da turma do 3ºC, da professora Fátima Neves,  no âmbito da disciplina de Estudo do Meio têm vindo à biblioteca realizar pesquisas nos tablets sobre os " Diferentes Povos e Culturas" e "Monumentos Históricos de V.N. de Gaia".

Esta atividade tem sido bastante interessante , pois permite aos alunos utilizar e desenvolver as diferentes literacias ( literacia da leitura, literacia da informação e literacia dos media) e criar hábitos de pesquisa, resumo e redação de texto, o que se enquadra no Projeto do Agrupamento" Pesquisar sem copiar".




Terça Feira, 12/12/17

Comemoração do 1º aniversário da Biblioteca do Cedro

No passado dia 25 de novembro, a Biblioteca do Cedro celebrou o seu primeiro aniversário. 

A comemoração deste evento decorreu no dia 27 de novembro, segunda-feira, tendo estado presente a Coordenadora da Rede de Bibliotecas Escolares de Gaia, Drª Maria João Castro,a representante da Biblioteca Municipal de Gaia, Drª Cristina Margaride, a Professora Bibliotecária, Drª Maria José Alves, elementos da Direção do Agrupamento, Drª Manuela Machado e Drª Maria Filomena Cristino. 

Estiveram ,também, presentes, a coordenadora da Escola Básica do Cedro, Drª Elsa Pinto, a Coordenadora do 1º Ciclo, Drª Maria José Costa, elementos da Junta de Freguesia de Mafamude, um representante da associação de pais ,APOCEDRO, os professores da escola, membros da equipa da biblioteca,Drª Lurdes Cavaco e Dr Manuel Coimbra e o representante da livraria velhotes, Sr Pedro Carvalho .

Durante este encontro foi apresentado um filme com as atividades desenvolvidas pela biblioteca ao longo deste ano letivo, sendo notório o empenho dos alunos e professores.
Foi,ainda,apresentado  um pequeno video com a opinião dos alunos sobre a Biblioteca Escolar.

No final da celebração, realizou-se um "Coffee Break" e cantou-se os parabéns com o bolo ,generosamente, oferecido pela confeitaria " Quinta do Cedro". 





Quinta Feira, 16/11/17


UNICEF - Para todas as Crianças





A UNICEF - O que é?

A UNICEF é uma agência das Nações Unidas que tem como objectivo promover a defesa dos direitos das crianças, ajudar a dar resposta às suas necessidades básicas e contribuir para o seu pleno desenvolvimento.

A UNICEF rege-se pela Convenção sobre os Direitos da Criança, e trabalha para que esses direitos se convertam em princípios éticos permanentes e em códigos de conduta internacionais para as crianças.

O que faz?

A UNICEF é a principal organização mundial que se dedica especificamente às crianças. Em termos genéricos, trabalha com os governos nacionais e organizações locais em programas de desenvolvimento a longo prazo nos sectores da saúde, educação, nutrição, água e saneamento e também em situações de emergência para defender as crianças vítimas de guerras e outras catástrofes. Actualmente, trabalha em mais de 190 países no mundo.

A UNICEF mobiliza recursos para conseguir resultados para as crianças em cinco áreas de intervenção prioritária:

1) Sobrevivência e desenvolvimento infantil

Os primeiros anos de vida de uma criança são cruciais. Quando recebem cuidados e são bem alimentadas neste período, as crianças têm melhores condições para sobreviver, crescer com saúde e desenvolver-se física, intelectual e afectivamente. Esta área, à qual a UNICEF dedica mais de metade dos seus recursos, inclui a vacinação, os cuidados de saúde materno-infantil, a nutrição, o acesso a água potável e saneamento básico.

2) Educação básica e igualdade de género

O acesso a uma educação básica de qualidade para todos, independentemente do género, etnia, condições sociais e económicas é uma prioridade do trabalho da UNICEF, pois proporciona conhecimentos e aptidões necessários para o desenvolvimento individual e das sociedades, e abre caminho para uma vida produtiva no futuro.

3) VIH/SIDA e as crianças

O VIH/SIDA e o seu impacto nas crianças ocupam um lugar central no trabalho da UNICEF. Procuramos fazer a diferença na vida das crianças afectadas pela epidemia, centrando esforços em quatro prioridades: prevenção da transmissão do VIH de mãe para filho; disponibilização de tratamento pediátrico; prevenção da infecção entre os jovens e o apoio e protecção das crianças órfãs e vulneráveis devido à SIDA.

4) A protecção das crianças contra a violência, abusos e exploração


É uma componente essencial da defesa dos seus direitos. É indispensável prevenir e responder a situações de violência, incluindo a exploração sexual, o tráfico, o trabalho infantil ou práticas discriminatórias e nefastas como a mutilação genital feminina e o casamento precoce mediante a criação de um ambiente protector onde a criança se sinta respeitada e segura.

5) Promoção de políticas e alianças

Advogar a adopção de medidas que tenham em conta os direitos da criança é parte importante do trabalho que fazemos a fim de garantir que o interesse da criança ocupe um lugar central nas políticas públicas nacionais, internacionais, legislativas e orçamentais.

A UNICEF está convicta de que os resultados obtidos nestas cinco áreas contribuirão largamente para o respeito pelos direitos da criança na sua totalidade. 

E que os progressos conseguidos em qualquer deste domínios permitirão avanços em todos os outros, contribuindo para a concretização das promessas feitas pelos dirigentes mundiais na Sessão Especial das Nações Unidas dedicada às Crianças e na Cimeira do Milénio, e que estão expressas nos documentos finais destes encontros:

Para mais informações consulte o link:
A Unicef em Portugal
http://www.unicef.pt/artigo.php?mid=18101110&m=1&sid=1810111013

Ajude a UNICEF e contribua para esta instituição!!!


Quinta Feira, 16/11/17

20 de novembro - Dia Internacional dos Direitos da Criança


O Dia Internacional dos Direitos das Crianças é comemorados todos os anos a 20 de novembro.

Origem da Data

A origem do Dia Internacional dos Direitos da Criança é bastante clara e significativa: foi a 20 de novembro de 1959 que se proclamou mundialmente a Declaração dos Direitos das Crianças e a 20 de novembro de 1989 que se adotou a Convenção sobre os Direitos da Criança. O objetivo da data é salientar e divulgar os direitos das crianças de todo o mundo.


Em Portugal realizam-se atividades solidárias como é o exemplo do Dia Nacional do Pijama, onde as crianças vão de pijama para a escola, relembrando o direito de todas as crianças a terem um lar, uma família e a proteção da sociedade.

Declaração Universal dos Direitos das Crianças


A Declaração dos Direitos da Criança foi adaptada da Declaração Universal dos Direitos Humanos, tendo a seguinte redação:

1.Todas as crianças têm o direito à vida e à liberdade. 

2.Todas as crianças devem ser protegidas da violência doméstica, do tráfico humano e do trabalho infantil. 

3.Todas as crianças são iguais e têm os mesmos direitos, não importando a sua cor, raça, sexo, religião, origem social ou nacionalidade. 

4.Todas as crianças devem ser protegidas pela família e pela sociedade. 

5.Todas as crianças têm direito a um nome e a uma nacionalidade. 

6.Todas as crianças têm direito a alimentação, habitação, recreação e atendimento médico. 

7.
As crianças portadoras de deficiências, físicas ou mentais, têm o direito à educação e aos cuidados especiais. 

8.Todas as crianças têm direito ao amor, à segurança e à compreensão dos pais e da sociedade. 

9.Todas as crianças têm direito à educação.


10.Todas as crianças tem direito de não serem violadas verbalmente ou serem agredidas por pais, avós, parentes, ou mesmo a sociedade.

Vídeos:




Quarta Feira, 08/11/17

11 de Novembro-Dia de S.Martinho

O Dia de São Martinho é celebrado anualmente a 11 de novembro.

Este dia é uma das celebrações que marcam o outono e é muito tradicional celebrar-se com um magusto.

História de S. Martinho


A lenda de São Martinho conta que certo dia, um soldado romano chamado Martinho, estava a caminho da sua terra natal. 
O tempo estava muito frio e Martinho encontrou um mendigo cheio de frio que lhe pediu esmola. Martinho rasgou a sua capa em duas e deu uma ao mendigo. De repente o frio parou e o tempo aqueceu. Este acontecimento acredita-se que tenha sido a recompensa por Martinho ter sido bom para com o mendigo.

A tradição do Dia de São Martinho é assar as castanhas e beber o vinho novo, produzido com a colheita do verão anterior.

Por norma, na véspera e no Dia de São Martinho o tempo melhora e o sol aparece. Este acontecimento é conhecido como o Verão de São Martinho.

Frases e Provérbios de São Martinho:

  •   No dia de S. Martinho, vai à adega e prova o vinho.
  •   No dia de S. Martinho, castanhas, pão e vinho.
  •   No dia de S. Martinho com duas castanhas se faz um magustinho.
  •   Dia de S. Martinho, fura o teu pipinho.
  •   Dia de S. Martinho, lume, castanhas e vinho.
  •   Pelo S. Martinho, todo o mosto é bom vinho.

  Vídeo - Lenda de S. Martinho




Vídeo - História da Maria Castanha




Segunda Feira, 06/11/17


Concurso de Quadras de S. Martinho

O S. Martinho está a chegar...
 Vamos lá, participar!


Domingo, 05/11/17

Ligando Comunidades e Culturas - 5 th November- "Guy Fawkes Day "



                                           Contextualização da Comemoração

A noite de Guy Fawkes refere-se ao episódio em que o soldado católico inglês Guy Fawkes, membro da chamada "conspiração da pólvora", tentou explodir o Parlamento Inglês e matar o rei protestante Jaime I da Inglaterra, na noite do dia 5 de novembro de 1605.

Contudo, seu grupo foi descoberto e Fawkes e seus companheiros foram torturados durante quatro dias na Torre de Londres antes de serem executados na forca, seguindo-se o arrastamento dos cadáveres pelas ruas e esquartejamento dos corpos.

A data foi instituída na Inglaterra como uma festividade pela sobrevivência do rei que é chamada de Bonfire Night, normalmente com a presença de fogos de artifício e de uma grande fogueira. Entretanto, com o passar do tempo acabou virando uma festa de humilhação de Fawkes, com sua máscara sendo queimada nas fogueiras.

pt.wikipedia.org/wiki/Noite_de_Guy_Fawkes




Domingo, 29/10/17

"Halloween" - A Biblioteca está assombrada! 


 A Biblioteca do Cedro está assombrada...Vem visita-la e deixa-te enfeitiçar pela magia dos livros!
Existem bruxas, abóboras, vampiros, morcegos, aranhas e fantasmas à tua espera!
Atreve-te e vem desvendar os mistérios!!!


       























Domingo, 29/10/17


31 de Outubro - "Halloween"



O Dia das Bruxas, ou Halloween, é celebrado anualmente na noite de 31 de outubro. Os símbolos deste dia são as abóboras, bruxas, aranhas, morcegos e velas, entre outros.
O Dia das Bruxas é celebrado um pouco por todo o mundo, mas é uma data especial em países como os Estados Unidos da América, Irlanda, Canadá e Reino Unido.

Dia das Bruxas em Portugal

Portugal não tem uma tradição tão forte neste dia como estes países mas também se celebra o Halloween no nosso país, sobretudo pelas crianças e jovens, que saem às ruas para fazer travessuras. Em Montalegre realizam-se encenações especiais neste dia e em todas as sextas feiras treze
do ano.

Tradições de Halloween

Neste dia à noite as crianças mascararam-se 
com visuais assustadores e percorrem as ruas em grupo, batendo de porta em porta a pedir guloseimas às pessoas. Quando a porta abre devem dizer "doçura ou travessura?". Se as pessoas não lhes derem doces ou guloseimas, as crianças têm permissão para fazer uma travessura.

Origem da data

O Dia das Bruxas é uma celebração pagã, que surgiu há mais de dois mil anos. A celebração desta data teve origem no povo celta, que festejava no seu calendário o fim do verão, o início do Ano Novo e as boas colheitas do ano. A comemoração original chamava-se Samhain, que significa "fim de verão".
Por outro lado, a igreja católica passou a celebrar o dia 1 de novembro como sendo o Dia dos Finados, ou seja, o dia em que se relembram as pessoas que faleceram.
No século XIX, os irlandeses implantaram a festa do Halloween nos Estados Unidos da América, país que celebra esta tradição de forma entusiástica.

 http://www.calendarr.com/portugal/dia-das-bruxas/


Domingo, 29/10/17

"Halloween" videos and songs










Quinta Feira, 26/10/17

Encontro com a Escritora Manuela Leitão






Domingo, 15/10/17

Para os mais novos...Canções para o Dia Mundial da Alimentação


         

Poema da Alimentação

 Para a gente ter saúde
 E sentir-se equilibrada
 É necessário que mude
 Uma coisa ou outra errada.

Falar da alimentação
Que racional deve ser
Quer dizer, ter atenção
Ao que vamos comer.

Quem quer matar a fome
Como que a barriga ilude.
Escolhendo o que se come
Podemos ter mais saúde.

Na criança em crescimento,
Que é uma etapa em especial,
Tem de ser o alimento
Coisa muito substancial.

Vamos então estudar
Uma dieta a preceito,
E os meninos ensinar
A comerem com proveito.

De manhã faz bem
Um copo de leite cheio,
E pão com queijo também
Com manteiga pelo meio.

 Como a manhã é comprida,
 Lá para as onze, onze e meia,
Uma frutinha comida                         É sempre uma boa ideia.                  
              
Nos almoços carne e peixe
Ou um ovo tanto faz
E uma sopinha que deixe
A tripazinha capaz.

Lá para as cinco da tarde
Lanchar sempre leite e pão
Não é comida que farte;
É ligeira a refeição.

Porque logo vem o jantar
E precisas de ter fominha.
Carne ou peixe a acompanhar
Arroz, batata ou massinha.

Não te esqueças das saladas
Ou dos legumes cozidos:
Com as suas cores variadas
Fazem pratos coloridos.

Água beber a amiúde,
E doces só quando há festa.
Para poder crescer com saúde,
Podendo, dorme a sesta.

Assim serás grande e forte,
Alegre, são e bem-disposto.
E ajudarás a sorte
Vivendo sempre com gosto.


AREIAS,Conceição. Onde meto o meu nariz?
 
                                                                       




Quinta feira, 12/10/17

16 de outubro - Dia Mundial da Alimentação - Encontro com a Escritora - Manuela Leitão



Biografia:

Nascida e criada no Porto, tirou a licenciatura em Ciências da Nutrição.


A docência e a gestão de conteúdos ocuparam a maior parte da sua carreira profissional; porém, como gosta de muitas coisas – desde uma ponta do mundo até à outra –, nos últimos anos tem vindo a adquirir formação e a consolidar experiências em áreas tão diversas como a leitura e a escrita de contos e poesia, narração de histórias, ateliers de ilustração e trabalhos manuais com os mais pequenos, fotografia e teatro.



              Sinopse:
             Livro do Plano Nacional de Leitura recomendado para apoio a projetos relacionados com a natureza/defesa do ambiente na Educação.

Poemas da horta e outras verduras? Mas, será que podemos fazer ou, mesmo, ler poemas sobre um nabo ou uma abóbora-menina?


    ... Claro que sim. Aqui, acima de tudo, brinca-se. Com palavras, com poemas, com histórias. Por acaso — ou não será assim tão por acaso? —, as personagens são da horta, mas poderiam ser outras. E até tu podias entrar neste livro... ou eu, ou os teus amigos ou os meus vizinhos. Com tudo o que nos define. Com as nossas alegrias e tristezas, com as nossas qualidades e defeitos, com os nossos desejos e os nossos sonhos. São, sobretudo, pequenas histórias que acontecem todos os dias. Para as descobrires, só tens de estar atento… e ter alma de poeta!

                                                 Alguns poemas do livro:


                                       

16 de Outubro - Dia Mundial da Alimentação


O dia Mundial da Alimentação celebra-se anualmente a 16 de outubro.

O dia 16 de outubro marca o dia da fundação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, em 1945.

A celebração do Dia Mundial da Alimentação foi estabelecida em novembro de 1979 pelos países membros na 20ª Conferência da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura. Neste dia realizam-se muitas atividades relacionadas com a nutrição e a alimentação, com a participação de cerca de 150 países, incluindo Portugal. Todos as atividades e informações podem ser encontradas no site FAO.

Objetivos do Dia Mundial da Alimentação

  • Alertar para a necessidade da produção alimentar e reforçar a necessidade de parcerias a vários níveis;
  • Alertar para a problemática da fome, pobreza e desnutrição no mundo;
  • Reforçar a cooperação económica e técnica entre países em desenvolvimento;
  • Promover a transferência de tecnologias para os países em desenvolvimento;
  • Encorajar a participação da população rural, na tomada de decisões que influenciem as suas condições de vida.
Em 2016 o tema do Dia Mundial da Alimentação foi: "O clima está a mudar: a comida e a agricultura também devem mudar”.

Estima-se que o número de habitantes do planeta vai ultrapassar os nove bilhões de pessoas em 2050 e que a produção mundial de alimentos vai ter de aumentar em 60% para conseguir dar resposta às necessidades alimentares da população mundial.

https://www.calendarr.com/portugal/dia-mundial-da-alimentacao/



Segunda feira, 09/10/17

16 de outubro - Dia Mundial da Alimentação - Encontro com a Escritora - Manuela Leitão

No próximo dia 16 de outubro, Dia Mundial da Alimentação, a Biblioteca Escolar do Cedro, promoverá para os 3º e 4º anos de escolaridade, um Encontro com a Escritora Manuela Leitão, que fará a apresentação do seu livro" Poemas da Horta e outras Verduras" e procederá a uma sessão de autógrafos.

Alunos e professores foram desafiados a explorar alguns destes poemas e a realizarem trabalhos. 

A biblioteca tem disponibilizado os tablets para os alunos pesquisarem sobre os legumes abordados na obra e obterem informações sobre as suas propriedades, características e seus beneficíos numa alimentação saudável, bem como, a recolha e seleção de receitas.

De um modo geral, os alunos estão muito motivados com esta atividade e com a utilização das diferentes literacias (leitura,media e escrita). 



Quarta feira, 04/10/17

Mês Internacional das Bibliotecas Escolares 



Visita a tua biblioteca!

Terça feira, 03/10/17

Outubro - Mês Internacional da Biblioteca Escolar ( MIBE) 

MIBE 2017 • Ligando comunidades e culturas

MIBE 2017 • Ligando comunidades e culturas

MIBE 2017 • Ligando comunidades e culturas

Este é o tema definido pela International Association of School Librarianship (IASL) para o Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE).

O concurso de ideias “Ligando comunidades e culturas” é a iniciativa que a RBE lança este ano para assinalar o MIBE. O seu objetivo principal é fomentar um debate em torno do tema. Desse debate surgirão as ideias-chave e as estratégias para que a biblioteca se apresente como o lugar onde se ligam comunidades e culturas.

Até 3 de novembro, os alunos são desafiados a refletir, a pôr a sua criatividade em ação e a apresentar uma ideia. O desafio consiste na criação de um jogo original que permita aos utilizadores da biblioteca abordar a temática proposta para o MIBE, de uma forma aliciante e lúdica. Os participantes deverão seguir com rigor o estipulado no regulamento.
À ideia vencedora será atribuído o prémio Teresa Calçada.

Além deste desafio, as bibliotecas devem também aproveitar as propostas da IASL que constam da página dedicada ao ISLM (International School Library Month): Skype project; Bookmark Exchange Project; GiggleIT e partilha de atividades (What people are doing for ISLM).

Para 2017, o Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares estabelece 23 de outubro como Dia Internacional da Biblioteca Escolar em Portugal.


Veja também: Cartaz, Regulamento e orientações, Ficha
Regulamento e orientações
Cartaz [PDF]Ficha [PDF]
http://blogue.rbe.mec.pt/tag/concursos


Terça feira, 26/09/17

26 de Setembro - Dia Europeu das Línguas-  Song "  Hello to all the children of the world"



Segunda feira, 25/09/17

26 de setembro - Dia Europeu das Línguas



Por iniciativa do Conselho da Europa, sedeado em Estrasburgo, o Dia Europeu das Línguas tem vindo a ser celebrado, todos os anos desde 2001, no dia 26 de setembro.

Por toda a Europa, 800 milhões de Europeus dos 47 estados-membros do Conselho da Europa são encorajados a aprender mais línguas, em qualquer idade, dentro e fora da escola. O Conselho da Europa promove o plurilinguismo em todo o continente, com base na convicção de que a diversidade linguística é uma via para alcançar uma maior compreensão intercultural e um elemento-chave da riqueza do património cultural da Europa.


Este dia tem como objetivos: 
  • "Alertar o público em geral para a importância da aprendizagem das línguas e diversificar a oferta linguística de modo a incrementar o plurilinguismo e a compreensão intercultural; 
  • Promover a riqueza da diversidade linguística e cultural da Europa, que deve ser preservada e valorizada;
  • Fomentar a aprendizagem de línguas ao longo da vida, dentro e for a da Escola, seja para fins académicos ou profissionais, seja para fins de mobilidade ou por prazer e intercâmbio.
Toda a informação aqui ( clique para aceder ao link): O que é este dia; factos e jogos, área do professor, teste para avaliação das competências linguísticas, quiz das línguas, eventos...

Obrigada! Thank you! Merci beaucoup! ¡Gracias! Danke!



European Day of Languages - Quiz


Domingo, 10/09/17


Ano letivo 2017/2018

As Bibliotecas do Agrupamento Soares dos Reis desejam a toda a Comunidade Educativa um excelente ano letivo ,repleto de sucesso e boas leituras!
Estamos à vossa espera!



Quarta feira, 26/07/17

Dia Mundial dos Avós- 26 de julho de 2017


Resultado de imagem para dia dos avós

A celebração do dia dos avós é feita através de eventos e de atividades que prestam homenagem e que pretendem demonstrar carinho e apreço a todos   os avós.

Netos e filhos presenteiam simbolicamente os seus avós, de forma a agradecer o apoio e dedicação destes à família e mostrar o quanto eles são importantes para os seus familiares.
Origem da data

A data escolhida para a celebração do Dia dos Avós é o dia 26 de julho, por este ser o dia de Santa Ana e São Joaquim, pais de Maria e avós de Jesus Cristo.





Atividades para o Dia dos Avós
  • Ver um filme com os avós.
  • Levar os avós a jantar fora.
  • Levar os avós a passear a um sítio a gosto destes.
  • Oferecer uma prenda feita pelo próprio aos avós.
  • Participar de encontros e competições de avós e netos.
  • Ver o álbum de fotografias da família com os avós.
  • Contar e ouvir histórias com os avós.
Fonte:https://www.calendarr.com/portugal/dia-mundial-dos-avos/


Segunda-Feira  17/07/17

Capicua- Apresentação do livro " Mão Verde"




Encontro com o Escritor João Manuel Ribeiro - 29 de maio




Domingo 11/06/17

A não perder...É já amanhã!



Segunda-Feira 05/06/17

12 de junho - Encontro com a Escritora / Rapper Capicua



Capicua - Escritora / Cantora ( Biografia)


Capicua, nome artístico de Ana Matos Fernandes (Porto), é uma rapper portuguesa.

Marcou o seu nome no panorama musical português, e como MC, com temas como "Vayorken" e "Maria Capaz” .

Ana Matos Fernandes, nasceu no Porto, fez a licenciatura em Sociologia no ISCTE e o doutoramento em Geografia Humana em Barcelona, mas o que sempre quis fazer foi música.

Sobre a obra - " Mão Verde"


A "rapper" Capicua escreveu, o guitarrista Pedro Geraldes (guitarrista dos Linda Martini) compôs e a ilustradora Maria Herreros desenhou "Mão Verde", um livro-disco para crianças sobre a natureza, a ecologia, os alimentos e uma vida saudável.

O livro-disco tem 12 poemas e lengalengas que Capicua escreveu a
pensar num público mais novo e em torno de questões que fazem hoje parte do vocabulário diário das pessoas e que são "uma necessidade da época“.

Em "Mão Verde", com ilustrações da espanhola Maria Herreros, Capicua escreve e canta sobre a alimentação vegetariana, as propriedades das ervas aromáticas, a importância da vida de insetos numa horta ou sobre trevos, pirilampos e bichos-de-conta.

Alguns vídeos:




Links de interesse:

www.facebook.com/capicuarap/

http://media.rtp.pt/sociedaerecreativa/videos/capicua/


Sexta-Feira 26/05/17

Auto-Avaliação da Biblioteca Escolar do Cedro-Encarregados de Educação





Encontro com o escritor João Manuel Ribeiro







Consulte mais informações em :

http://andancasdopoeta.blogspot.pt/
https://www.wook.pt/autor/joao-manuel-ribeiro/46759
https://pt.wikipedia.org/wiki/Jo%C3%A3o_Manuel_Ribeiro


Segunda-Feira 22/05/17

A não perder! Vem conhecer estes livros na BE...





           



João Manuel Ribeiro


Alunos do JI do Cedro visitam a BE

No passado dia 15 de maio, o Jardim de Infância do Cedro visitou a Escola Básica do Cedro e a respetiva Biblioteca. Foi um dia especial para eles e para nós, por podermos recebê-los neste novo espaço.



Segunda-Feira 24/04/17

Semana da Leitura -Trabalhos dos Alunos 2ºC








Segunda-Feira 17/04/17


Semana da Leitura-BE Cedro




Terça-Feira 28/03/17

Semana da Leitura - 27 a 31 de março

Está a decorrer  de 27 a 31 de março, na Escola Básica do Cedro, a Semana da Leitura.
Alunos  e professores têm visitado a biblioteca e participado nas seguintes atividades: Hora do Conto, declamação de poesia, dramatização de textos e debates literários.
As sessões têm sido muito animadas e diversificadas. Os alunos demonstram um grande gosto pela leitura. Os 3º e 4º anos têm lido para os alunos mais novos,sendo esta interação e partilha de conhecimentos bastante gratificante e motivadora.








Segunda-Feira 20/03/17


Dia de Eleições -" Miúdos a Votos"- BE- CEDRO

Os alunos do 1º Ciclo da Escola Básica do Cedro exerceram o seu direito de voto e elegeram os livros que mais gostavam.
A Eleição decorreu com bastante normalidade, baseando-se nos princípios do respeito e da cidadania.








Divulgação dos Resultados do 1º Ciclo -" Concurso Miúdos a Votos " 



Domingo 05/03/17

"Miudos a Votos" BE Cedro Cedro










Terça-FEIRA 27/02/17

Carnaval na Escola Básica do Cedro

Na passada sexta feira, dia 24 de fevereiro, decorreu na Escola Básica do Cedro o cortejo carnavalesco.
Foi uma tarde de muita animação e alegria . Os alunos das diferentes turmas desfilaram com os seus professores, seguindo- se posteriormente, o desfile de alguns dos encarregados de educação.
No final desta atividade houve a eleição dos melhores disfarces e a entrega dos respetivos prémios, oferecidos pela associação de pais

Os vencedores foram:

1ºprémio-Ema Cruz ( Barbie)- 1º E
2º prémio- Inês Silva( Homem Lata)-4º C
3º prémio-Clarisse Ferreira ( Caracol)-2ºC

A EB1 do Cedro e a Biblioteca Escolar do Cedro desejam a todos um ótimo carnaval!





3, 2, 1... A campanha eleitoral já começou!




SEGUNDA-FEIRA 26/02/17

Concurso " Miúdos a votos"

Calendarização do concurso" Miúdos a Votos"

CAMPANHA ELEITORAL- Entre 1 de fevereiro e 15 de março

Os partidários de cada livro defendem as suas ideias nas escolas. A VISÃO Júnior fará a cobertura da campanha eleitoral, no seu site e na revista.
VOTAÇÃO- 17 de março
Será feita em urna, na biblioteca da escola ou noutro espaço da escola.

ESCRUTÍNIO -
Até 27 de março
Contagem e registo dos votos. Os agrupamentos/ escolas enviam resultados da forma que lhes for indicada posteriormente.

APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS ELEITORAIS-
20 de abril
Divulgação em cerimónia pública.


























SEGUNDA-FEIRA 23/01/17

Vencedores do concurso-"Bonecos de Neve"

No âmbito das atividades de Natal foi explorada nas turmas a narrativa visual " The Snowman" de Raymond Briggs. 

Posteriormente, foi solicitado aos alunos que participassem no concurso de Bonecos de Neve, utilizando materiais reciclados, permitindo,deste modo, desenvolver a sua criatividade e imaginação. 

Esta atividade foi um sucesso e contou com a participação dos alunos, professores e encarregados de educação.
Parabéns a todos os participantes!





SEGUNDA-FEIRA 04/01/17

Concurso de Bonecos de Neve- Escola Básica do Cedro

No âmbito das atividades de Natal foram realizadas na biblioteca várias atividades, nomeadamente a narração da obra literária "The Snowman" de Raymond Briggs e a visualização do filme.
Os alunos participaram ainda na elaboração de uma carta ao Pai Natal, de decorações natalícias para embelezar a biblioteca e no concurso de Bonecos de Neve,utilizando materiais reciclados,tendo demonstrado um grande interesse, empenho e criatividade.




Vota no teu boneco de neve preferido! 
Preenche o formulário até ao dia 6 de janeiro de 2017.

Formulário: https://docs.google.com/a/ebsoaresreis.net/forms/d/e/1FAIpQLScP0Dhnv4AGV7Uyr3CiIWA3fytTRg8nddWxddnrkqdLV6j1TQ/viewform


Decorações de Natal elaboradas pelos alunos da Escola Básica do Cedro




QUINTA-FEIRA 22/12/16


Votos de Boas Festas!





SEGUNDA-FEIRA 28/11/16

25 de novembro- Inauguração da Biblioteca Escolar do Cedro



Sem comentários:

Publicar um comentário