quinta-feira, 26 de abril de 2018
quarta-feira, 25 de abril de 2018
Comemoração do 25 de abril- Dia da Liberdade

A data celebra a revolta dos militares portugueses que a 25 de abril de 1974 levaram a cabo um golpe de Estado militar, pondo fim ao regime ditatorial do Estado Novo, liderado por António de Oliveira Salazar, que governava Portugal desde 1933.
O Movimento das Forças Armadas, composto por militares que haviam participado na Guerra Colonial e por estudantes universitários, teve o apoio da população portuguesa, conseguindo a implantação do regime democrático e a instauração da nova Constituição Portuguesa a 25 de abril de 1976 de forma pacífica. O símbolo do dia 25 de abril é o cravo, a flor que se colocou nas armas dos militares neste dia.
Após a revolução foi criada a Junta de Salvação Nacional que nomeou António de Spínola como Presidente da República e Adelino da Palma Carlos como Primeiro-Ministro.
Os dois anos seguintes foram de grande agitação social, período que ficou conhecido por PREC (Processo Revolucionário em Curso).
Desta forma o dia 25 de abril é conhecido como o Dia da Liberdade em Portugal e o dia da Revolução dos Cravos, sendo um feriado nacional onde se recorda a importância da liberdade no país.
http://www.calendarr.com/portugal/dia-da-liberdade-25-de-abril/
Vídeos:youtube
Poemas sobre o 25 de abril
segunda-feira, 23 de abril de 2018
Encontro com escritores/editores
Paulo Moreira Lopes é advogado e vai encontrar-se com os nossos alunos do 8.º ano para falar sobre o seu papel como agente cultural através das várias rubricas do seu jornal https://www.correiodoporto.pt/.
segunda-feira, 16 de abril de 2018
sexta-feira, 13 de abril de 2018
BE- Cedro Sugestão de Leitura - " O senhor do seu nariz e outras histórias" de Álvaro Magalhães
O livro selecionado para a 2ªFase do Concurso Nacional de Leitura, no 1ºCiclo foi " O senhor do seu nariz e outras histórias" de Álvaro de Magalhães.
Sinopse
Se ainda não o leste, aproveita para o ler em suporte digital!
https://pt.slideshare.net/12_A/o-senhor-do-seu-nariz
Vê também o filme:

" Um conjunto de cinco contos encantadores e divertidos, que também nos deixam a pensar. Há a história de um rapaz condenado a carregar desde a nascença um nariz do tamanho de um chouriço e que, aos poucos, transforma a sua desgraça em graça.
Há também a história de quatro ladrões que são enganados por uma luz esverdeada que lhes falava ao ouvido. E a história de Pedro e Inês, que se queriam bem, mas se desencontraram durante a vida inteira (e na outra também). E a história do Senhor Pascoal, que deu a volta ao mundo à procura da felicidade e só a encontrou quando deixou de a procurar. E ainda a história de um homem ambicioso e agitado que não dava descanso ao seu anjo da guarda. Tanto quis e tanto andou, que acabou onde tinha começado."
Se ainda não o leste, aproveita para o ler em suporte digital!
https://pt.slideshare.net/12_A/o-senhor-do-seu-nariz
Vê também o filme:
terça-feira, 10 de abril de 2018
Encontro com escritores/ilustradores
A ilustradora e musica Claudia Rocha vai estar na Biblioteca Escolar da Escola Básica Soares dos Reis.
segunda-feira, 9 de abril de 2018
quinta-feira, 5 de abril de 2018
BE- Cedro Biografia do Escritor José Viale Moutinho

José Viale Moutinho nasceu no Funchal, em 1945.
Jornalista e escritor, tem várias obras editadas, algumas delas traduzidas nas mais diversas línguas, como o russo, búlgaro, castelhano, alemão, italiano, catalão, asturiano e galego. Estreou-se em 1968 com a novela Natureza Morta Iluminada.
Foi director da Associação Portuguesa de Escritores, da Sociedade Portuguesa de Antropologia e Etnologia, do Círculo de Cultura Teatral e presidente da Associação dos Jornalistas e Homens de Letras do Porto. É sócio do Pen Clube Português, da Academia de Letras de Campos de Jordão (Brasil) e membro honorário da Real Academia Galega.
Autor de cerca de meia centena de livros para crianças, bem como de trabalhos nas áreas de investigação de Literatura Popular, da Guerra Civil de Espanha e da deportação espanhola nos campos de concentração nazis, bem como de estudos sobre Camilo e Trindade Coelho.
Ficcionista e poeta, recebeu, entre outros: Grande Prémio do Conto Camilo Castelo Branco/ APE, Prémio Edmundo de Bettencourt de Conto e de Poesia, Prémios de Reportagem Kopke, Norberto Lopes/Casa da Imprensa de Lisboa e El Adelanto (Salamanca); Pedrón de Honra (Santiago de Compostela).
Para mais informações:
https://escritores.online/escritor/jose-viale-moutinho/
Para mais informações:
https://escritores.online/escritor/jose-viale-moutinho/
quarta-feira, 4 de abril de 2018
segunda-feira, 2 de abril de 2018
2 de abril - Dia Internacional do Livro Infantil
Esta data é celebrada por iniciativa do Conselho Internacional sobre Literatura para os Jovens (IBBY), que em Portugal é representada pela Associação Portuguesa para a Promoção do Livro Infantil e Juvenil (APPLIJ).
O IBBY criou o Dia Internacional do Livro Infantil em 1967, para homenagear o escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, (autor de algumas das histórias para crianças mais lidas em todo o mundo), cujo aniversário do nascimento é assinalado a 2 de abril.
Dia do Livro Infantil em Portugal
Todos os anos é divulgada pela IBBY uma mensagem de incentivo à leitura, da autoria de um escritor de nacionalidade diferente, que é depois traduzida e divulgada nos países que integram o IBBY. O cartaz português é sempre da autoria do ilustrador vencedor do Prémio Nacional de Ilustração.
Atividades para o Dia do Livro Infantil
Existem inúmeros livros infantis de escritores nacionais e estrangeiros. Destacam-se alguns escritores de livros infantis mais adorados: Sophia de Mello Breyner Andresen, Hans Christian Andersen, Miguel Torga, José Saramago, Alice Vieira, Luis Sepúlveda, etc.
Livros para o Dia Internacional do Livro Infantil
- O Soldadinho de Chumbo, de Hans Christian Andersen
- Histórias e Contos Completos, de Hans Christian Andersen
- Úrsula, a Maior, de Alice Vieira
- Livro com cheiro a morango, de Alice Vieira
- A Maior Flor do Mundo, de José Saramago
- O Cavaleiro da Dinamarca, de Sophia de Mello Breyner Andresen
- Bichos, de Miguel Torga
- O Gato das Botas, Charles Perrault
- O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry
- História de um gaivota e do gato que a ensinou a voar, de Luis Sepúlveda
Para mais informações consulte o link:
Subscrever:
Mensagens (Atom)