terça-feira, 8 de março de 2016

10ª Edição do Concurso Nacional de Leitura-2ª Fase


A Biblioteca Municipal Almeida Garrett organiza pela 10ª vez consecutiva a fase distrital do Concurso Nacional de Leitura no Porto, em coordenação com os seus parceiros – o Plano Nacional de Leitura/Ministério de Educação, a Direção Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas/Ministério da Cultura, a Rede de Bibliotecas Escolas e a RTP.

O tema escolhido este ano é a “ligação-ligações”, em sintonia com as recomendações do Pelouro da Cultura. 


As obras selecionadas são as seguintes:

3º Ciclo do Ensino Básico:


· Supergigante /Ana Pessoa

· Mopsos, o Pequeno Grego: o Ouro de Delfos /Hélia Correia

Os temas tratados refletem as várias ligações possíveis, como:

· A ligação familiar;

· A ligação Homem-Mulher; Mulher-Homem;

· A ligação homem-natureza;

· A ligação passado-presente;

· A ligação entre a vida e a morte;

· A ligação do eu com o outro; e com os seus vários eus;

· A ligação entre a metrópole e colónia;

· A ligação entre país de origem e o de acolhimento;

· A ligação do leitor com o autor;

· A ligação do autor com outros escritores

· A ligação do real com o fantástico;

Os critérios usados para a seleção das obras são a atualidade e qualidade literária, a divulgação de autores portugueses, nomeadamente de escritores portugueses de uma nova geração, procurando sempre cativar os jovens para a leitura num período em que têm tantas solicitações.

Tiveram ainda em consideração que, em regra, fossem livros recomendados pelo Ler +/PNL, que existissem no mercado editorial/ livreiro, e a preços acessíveis.

O Concurso Nacional de Leitura não é uma competição, ou prova escolar, mas uma festa literária, um momento especial em que centenas de leitores de 17 concelhos do distrito do Porto, que gostam de ler e de conviver através dos livros e das leituras, se reúnem numa grande comunidade de leitores. Concorreram à fase distrital do Porto 118 escolas da rede pública e privada, num total de 459 participantes – 330 alunos do 3º ciclo do ensino básico e 129 alunos do ensino secundário.

Os alunos, Joana Almeida, 7.ºA, Juliana Santos, 8.ºA e Ricardo Gomes, 9.º F, vão representar a nossa escola, na 2ª fase do Concurso Nacional de Leitura 2015/16, no distrito do Porto, no dia 19 de abril.


Sem comentários:

Enviar um comentário