terça-feira, 19 de março de 2024

CONCURSO DE POESIA INTERESCOLAS DE GAIA

 


Os Agrupamentos e as Escolas Públicas do concelho de Vila Nova de Gaia, em parceria com a Biblioteca Municipal, poetas residentes e outros intelectuais, promovem um concurso de Poesia para a comunidade educativa.

REGULAMENTO 2023-2024

 

Art.º 1º - TEMA  :                        

                              Tema livre

 Art.º 2º - PARTICIPAÇÕES

Podem participar alunos e ex-alunos, encarregados de educação, professores, técnicos licenciados e não licenciados e assistentes operacionais.

 

Escalão A

Pré-Escolar – trabalho em grupo turma

Escalão J

12º ano (Secundário)

Escalão B

1º e 2º anos  (1º Ciclo)

Escalão K

Cursos EFA e RVCC

Escalão C

3º e 4º anos  (1º Ciclo)

Escalão L

Trabalho de pares, em pequeno

grupo ou grupo turma (Cursos EFA e RVCC)

Escalões D1 e D2

D1- Trabalho de pares, em pequeno grupo, ou grupo turma (1º - 2º anos)

D2- Trabalho de pares, em pequeno grupo, ou grupo turma (3º - 4º anos)

Escalão M

Professores e técnicos licenciados, incluindo os aposentados da respetiva escola/agrupamento.

Escalão E

5º e 6º anos

Escalão N

Assistentes operacionais e técnicos não licenciados, incluindo os aposentados da respetiva escola/agrupamento.

Escalão F

Trabalho a dois, em pequeno grupo, ou grupo turma (5º e 6º anos)

Escalão O

Encarregados de educação, pais e avós (não incluídos em I e J).

Escalão G

7º, 8º e 9º anos

Escalão P

Antigos alunos que frequentaram até ao 9º ano a escola onde concorrem, não havendo, na nova escola, a tradição deste concurso

Escalão H

Trabalho a dois, em pequeno grupo, ou grupo turma (7º, 8º e 9º anos)

Escalão Q

Antigos alunos que completaram o 12º ano na escola onde concorrem (até 24 anos de idade)

Escalão I

10º e 11º anos (Secundário)

Escalão R

Antigos alunos que completaram o 12º ano na escola onde concorrem e têm 25 ou mais anos

OS CONCORRENTES DEVEM PRESTAR ATENÇÃO AO ESCALÃO EM QUE CONCORREM COM O RESPETIVO POEMA (correm o risco de anulação)

 NOTAS - serão excluídos todos os poemas com palavras consideradas impróprias de um concurso escolar; é da responsabilidade de cada escola/agrupamento a correção ortográfica dos poemas.


Art.º 3º - FASES DE SELEÇÃO DOS TRABALHOS A CONCURSO

     Haverá duas fases para seleção dos trabalhos a concurso:            

        

        - 1ª FASE: a nível de Agrupamento ou de Escola Secundária não-agrupada


        - 2ª FASE: a nível do concelho de Vila Nova de Gaia.


Art.º 4º - JÚRIS

JÚRI 1 – Cada agrupamento ou escola determinará a composição do respetivo júri. Este deverá ser composto por um número ímpar, de três, cinco, ou sete elementos. Destes, a maioria será obrigatoriamente constituída por professores de Português, ou elementos da equipa da Biblioteca Escolar. Deverá também garantir-se, tanto quanto possível, a presença de representantes dos vários ciclos de ensino.

JÚRI 2 – O júri final será composto por dois a três poetas residentes da Biblioteca Municipal de Vila Nova de Gaia ou outros intelectuais.

 

Art.º 5º - PROCEDIMENTO

    Parágrafo único - Qualquer caso omisso no presente Regulamento será apreciado e resolvido         pela organização/2º Júri do Concurso de Poesia Interescolas de Gaia.

    Os textos deverão ser originais, isto é, de autoria própria e nunca anteriormente editados ou            publicados.

  

    a)    A fim de facilitar a sua posterior publicação, cada poema não poderá ultrapassar uma página A4, tipo de letra Arial, tamanho 11, espaçamento simples entre linhas;

  

      b)    A entrega do(s) trabalho(s) deverá ser em formato digital;

  

   c) Cada trabalho será obrigatoriamente identificado com título, pseudónimo, idade do concorrente (do escalão A ao J, inclusive) e respetivo escalão, indicados no próprio documento digital. No nome do respetivo ficheiro deverá constar: título_pseudónimo_escalão;

 

   d) Cada participante só pode concorrer, individualmente, a um escalão. Pode também concorrer no respetivo escalão de pares/ grupo;

 

  e)  Cada concorrente ou grupo de concorrentes apenas poderá entregar, no máximo, dois poemas;

f)     O concurso tem início no dia 3 de janeiro de 2024;

 

g)     A data referente ao final do concurso/ Fase 1 é da responsabilidade de cada agrupamento ou escola. No nosso agrupamento os poemas devem ser encvudos para becre@websoaresreis.net  até ao dia 27 de março.

 

h)    Cada agrupamento ou escola é responsável pela integridade e pela logística do respetivo concurso. Será selecionado pelo Júri 1 o melhor trabalho de cada escalão em cada escola ou agrupamento;

 

i)     Sem desfazer o anonimato, os Agrupamentos/ Escolas concorrentes enviam os poemas, obrigatoriamente em formato digital editável, à coordenadora da biblioteca escolar organizadora (Escola Secundária Gaia Nascente) impreterivelmente até ao dia    08/04/2024, para o endereço gaia.em.poesia@gmail.com.

São entregues somente o(s) poema(s) selecionado(s) de cada escalão para concurso (assinado(s) com pseudónimo,  indicando a idade e o respetivo escalão, mas sem identificação da escola).

Os poemas devem ser enviados em ficheiros individuais (guardados do seguinte modo: título_pseudónimo_escalão). Todos os trabalhos da mesma escola/agrupamento, deverão ser enviados numa única mensagem;

 

j)     Estes trabalhos serão depois entregues ao Júri 2 (poetisa Dr.ª Odete Boaventura e Dr. Alberto Moreira), entre 12 e 18 de abril;

 

k)    Após a seleção, o Júri 2 comunicará a sua decisão até dia 6 de maio;

 

l)     Para ser desfeito o anonimato, a escola organizadora enviará a lista dos poemas premiados pelo Júri 2. Cada escola/agrupamento, tendo em vista a publicação de uma antologia digital, facultará a autoria de todos os participantes à 2ª fase do concurso, indicando obrigatoriamente o respetivo ano de escolaridade;

 

m)  A Coordenadora Interconcelhia das BE desenvolverá esforços junto da Câmara Municipal de VNG para que se proceda à edição de uma antologia dos textos premiados. 


Art.º 6º - PRÉMIOS


A – A nível de escola:

 

1- Cada escola premiará o poema selecionado em cada escalão;

 2 - Serão entregues diplomas a todos os participantes.

 B – A nível do concelho de Vila Nova de Gaia:


Será atribuído um prémio ao primeiro classificado de cada escalão. O júri 2 poderá também conceder uma menção honrosa em cada escalão, excetuando os escalões D1, D2, F, H e L. Os prémios finais, oferta da Biblioteca Municipal de Vila Nova de Gaia serão entregues, em cerimónia pública, a ocorrer na Biblioteca Municipal de VNG ou Auditório Municipal de VNG, na primeira semana de junho.

 

C – Caso os prémios não sejam levantados pelos galardoados no prazo máximo de uma semana após a cerimónia pública da respetiva entrega, estes reverterão a favor do Agrupamento/Escola por onde os premiados concorreram.

(Documento de base da autoria do professor Rafael Tormenta/equipa da BE-ESGN

Sem comentários:

Enviar um comentário