segunda-feira, 8 de março de 2010

HISTÓRIA DO DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Sabes por que razão se comemora a 8 de Março o Dia Internacional da Mulher?

Há mais de 150 anos, vivia-se a Revolução Industrial. Isto é: a produção de bens começou a ser feita por máquinas. Com as fábricas e as máquinas começou a produzir-se mais e muito mais depressa, porque havia mais pessoas a querer comprar as coisas que, por demorarem menos tempo a fazer, custavam menos dinheiro.

Para as fábricas funcionarem sem problemas trabalhava nelas muita gente: homens mulheres e crianças (desde os 5, 6 anos!).

Trabalhavam mais de 12 horas por dia (todos) e às vezes também por turnos. Só paravam ao domingo e nos dias santos.
As condições de trabalho eram muito más e, infelizmente as pessoas eram exploradas até ao limite. Às crianças e às mulheres, apesar de lhes ser exigido o mesmo, eram dadas muito piores condições.

Naquela altura, as mulheres não tinham direitos quase nenhuns. Sabes que nem votar podiam?

Por isso era impensável terem a coragem de se reunir e de protestar!

No entanto, diz-se (e não tem qualquer rigor histórico)que dia 8 de Março de 1857 houve um grupo de trabalhadoras de fábricas de vestuário e têxteis de Nova Iorque, só mulheres, que se organizou e protestou contra os salários baixos, as más condições e o horário de trabalho! Este pisódio,infelizmente, não terá acabado bem.

Em 1910, ocorreu a primeira Conferência Internacional de Mulheres, em Copenhaga, dirigida pela Internacional Socialista, onde foi aprovada a proposta da socialista alemã Clara Zetkin, de instituição de um dia internacional da Mulher, embora nenhuma data tivesse sido especificada.
No ano seguinte, o Dia Internacional da Mulher foi celebrado a 19 de Março, por mais de um milhão de pessoas, na Áustria, Dinamarca, Alemanha e Suíça.

O Dia Internacional da Mulher foi comemorado durante as décadas de 1910 e 1920, mas esmoreceu, sendo revitalizado pelo movimento feminista da década de 1960.

1975 foi designado como o Ano Internacional da Mulher e, a partir de 1977, a Organização das Nações Unidas instituiu 8 de Março como Dia Internacional da Mulher.

Sem comentários:

Enviar um comentário