quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

BE- Cedro - Biografia do escritor Vergílio Alberto Vieira


Vergílio Alberto Vieira é um famoso poeta, ficcionista e crítico literário Português.Nasceu em 1950, em Amares, Braga. 

Formou-se em Letras na Universidade do Porto e fixou-se em Lisboa, a partir de 1993, onde exerceu atividades docentes, nomeadamente na Escola Passos Manuel, até finais de 2009. 

Participou na Guerra Colonial, tendo regressado a 25 de Outubro de 1975. Durante o período de descolonização, pertenceu à geração de escritores cuja obra tornou-se num dos capítulos recentes da literatura portuguesa do séc. XX e das literaturas emergentes nos países africanos de língua oficial portuguesa.

Entre 1975 e 2000,escreveu sobre livros no Diário de Luanda, Diário de Lisboa, Revista África, Suplemento Literário de Minas Gerais (Belo Horizonte, Brasil), Jornal de Notícias e semanário Expresso. 

Foi membro de júri dos seguintes prémios literários: 

Poesia, romance e novela, vida literária e literatura biográfica, da Associação Portuguesa de Escritores; prémio de narrativa Eixo-Atlântico (Portugal-Galiza); prémios de poesia e narrativa do Pen Clube Português; prémio do conto Camilo Castelo Branco; prémios Correntes d'Escritas, Cidade de Almada, DST-Braga, Teixeira de Pascoaes, Florbela Espanca, Manuel da Fonseca, Sebastião da Gama, Natércia Freire, Maria Rosa Colaço, António Cabral, entre outros. 

Nas últimas décadas, integrou direções da Associação Portuguesa de Escritores, Pen Clube Português, IBBY (secção portuguesa de literatura para a infância e juventude) e Associação de Jornalistas e Homens de Letras do Porto.

Publicou várias obras sobre poesia, teatro, ficção e literatura infanto - juvenil, nomeadamente: "A Cor das Vogais", obra de leitura recomendada para o 3º ano de escolaridade, entre outras do Plano Nacional de Leitura.

Sem comentários:

Enviar um comentário